Nova descoberta muda a origem da história do cacau!

O cacau é um dos alimentos mais antigos no mundo. Recentemente, uma descoberta pode ter mudado tudo aquilo que era conhecido como a origem do cacau. Arqueólogos constataram que os primeiros povos a utilizarem e cultivarem o cacau foram os aztecas e os maias. Além do uso cotidiano, ambos os povos ofereciam o alimento como troca em rituais religiosos há pelo menos 3.9 mil anos. No entanto, recentemente uma nova descoberta arqueológica publicada na revista Communications Biology sugere que há 300 anos antes da data inicial possa ser a data certa para a domesticação do cacau. O local de origem mudou também sendo passado para o Equador, na América do Sul.

Essa domesticação da planta promove uma criação de diferentes tipos do produto adquirido, nesse caso, o cacau. Afinal cada pessoa possui uma maneira diferente de cuidar da planta.

Um dos primeiros tipos a ser cultivado foi o criollo. Um tipo do cacau que era cuidado pelos maias e que atualmente corresponde a apenas 5% da plantação de cacau no mundo todo. A pesquisa definiu que as primeiras amostras do criollo foram criadas na América Central. O geneticista populacional da Universidade do Estado de Washington, Omar Cornejo, acredita que os cultivadores iniciais do criollo iniciaram a plantação desse tipo de cacau baseado em outro antecessor dele chamado de curaray.

O cultivo do curaray após décadas gerou alterações tanto em sabor como nos estimulantes e no componente que proporciona o amargo no chocolate. Além disso, o produto ficou muito mais suscetível a doenças, o que deixou o curaray cada vez mais raro.

Voltando a falar sobre o criollo, os estudos mais recentes mostraram que a variação foi criada na América do Sul e não na região da Mesoamérica. A dúvida a partir de então foi: como o criollo saiu da bacia do Rio Amazonas e chegou na Mesoamérica?

O cacau na América do Sul:

Na América do Sul, a primeira utilização data de 5.3 mil anos pelo povo Mayo-Chinchipe. A chegada na América Central se deu devido ao costume que o povo local tinha em comercializar. Segundo Michael Blake, coautor do estudo, a região que hoje é a Colômbia era provavelmente o principal ponto de cultivo de cacau.

Essa é uma nova origem do chocolate e uma nova maneira de entender a história de um dos principais ingredientes da confeitaria mundial. Em comemoração, faça uma receita com chocolate, poste uma foto nas redes sociais com a hashtag: #BlogECDL . As melhores aparecerão em um post aqui no blog!

Deixe um comentário