Pondo as máquinas na massa!

Trazendo economia de tempo e uniformidade nas massas, amassadeira e laminadora são aliadas na produção de doces de confeitaria

Ela foram originalmente desenvolvidas para ajudar padeiros na fabricação de pães e outras massas mais pesadas, mas ganharam as confeitarias por sua praticidade e bons resultados. Uma permite que até 120 kg de massa pronta (dependendo do modelo), seja de pães ou massas doces mais robustas, sejam amassados em pouco tempo, permitindo que o confeiteiro adiante outras etapas no lugar de ficar amassando a massa. A outra é especializada no laminado de massas folhadas, igualmente economizando o tempo que se leva para abrir e dobrar repetidas vezes esse tipo de preparação. Cada uma na sua função, e ambas disponíveis em versões de pequeno/médio porte, essas máquinas merecem um lugar mesmo nas pequenas confeitarias.

Amassadeira ou masseira: fazendo o trabalho pesado

Sim, porque masseira é o nome como é popularmente conhecida no Brasil. Criada há mais de 70 anos, com muitas evoluções tecnológicas desde então, e há sete presente nas grandes cozinhas do nosso país, o modelo da Europan que está presente na Escola de Confeitaria Diego Lozano, tem capacidade para 40 kg de massa pronta, é bastante usado em diversos cursos de doces e ajuda a economizar tempo e trabalho, deixando a massa uniforme, num estado ótimo para trabalhar, mesmo em pequenas quantidades (mas há versões para indústria que podem ter capacidade de até 350 kg).

Em termos de estrutura, tem construção robusta, pintura epóxi de alta resistência, sapatas niveladoras e dois motores independentes, para o tacho e para o batedor. O sistema operacional foi desenvolvido para atender os requisitos de segurança em conformidade com as exigências da NR-12, com grade de proteção em aço inoxidável, tendo sua abetura monitorada por sensores magnéticos, à prova de burla, que só permitem o funcionamento do equipamento com a grade fechada. O painel de comandos eletrônico é de fácil operação e manuseio e, como vantagem adicional, tem duplo sentido de rotação, para misturar adequadamente pequenas quantidades.

Laminadora: resultado fino e preciso

Construída especificamente levando em consideração as necessidades das pequenas padarias e confeitarias, a laminadora de bancada da Europan, também usada na Escola de Confeitaria Diego Lozano – e estrela do curso de Croissants e de tortas salgadas folhadas – tem capacidade de programar uma espessura final de modo preciso e seguro, assim como obter laminados de massa com uma espessura constante e perfeita, o que nem sempre é possível e sempre muito mais trabalhoso quando feito manualmente.
A forma particular da tampa superior e a gaveta de depósito de farinha e a simplicidade com que as lâminas de raspagem são removidas e recolocadas, sem utilizar nenhuma ferramenta e em muito pouco tempo permitem operações de limpeza cotidianas simples e rápidas, o que acaba economizando ainda mais tempo na hora dos multi preparos. Para essa versão de bancada, ideal para pequenos espaços, é necessária uma mesa de aço robusta, que tenha pelo menos as medidas da laminadora (a cargo do cliente).
Os materiais utilizados na sua composição são igualmente de alta qualidade, como o aço inoxidável, alumínio e componentes sintéticos (que também garantem as melhores condições higiênico-sanitárias). Tem velocidade variável com “poupança de energia” (de até 10%) e rolos laminadores de 84 mm, permitindo que a massa seja tratada de forma mais suave e com maior contato, reduzindo sua espessura rapidamente e sem quebrar ou maltratar.

Auxílio maior não há!

“São máquinas assim, completas, que dão conforto e estabilidade no manuseio e nos ajudam a conseguir um produto final de qualidade, que precisamos ter como aliadas na produção profissional de doces”, afirma o chef Diego Lozano. “Sem contar que economizamos o bem mais precioso de qualquer profissional: tempo.” É sem dúvida a forma perfeita de unir a capacidade criativa e imaginativa dos chefs com o que há de mais moderno em termos de tecnologia na confeitaria.

Clique aqui para conhecer os equipamentos da Europan Brasil

Clique aqui para ver uma receita base de pão do chef Alexandre Setta