Barra de dark chocolate bean to bar caseiro

Receita de chocolate amargo 80%

(proporções referentes a uma barra de dark chocolate da Lindt)

  • 35 g ou 1/4 de xícara de amêndoas de cacau
  • 30 g ou 1/4 de xícara de cacau em pó sem açúcar
  • 25 g ou 2 colheres de sopa de manteiga de cacau
  • 13 g ou 1 colher de sopa de açúcar
  • 2 g ou 1/2 colher de chá de sementes de baunilha raspadas da fava

1) Espalhe as amêndoas em uma única camada em uma assadeira forrada. Retire qualquer amêndoa enrugada. Pré-aqueça o forno a 54 ºC, coloque a assadeira e aumente o fogo a 121 ºC por 15 minutos. Quando o tempo acabar, ajuste a temperatura para 50 ºC e abra a porta do forno por um minuto para deixá-lo esfriar rapidamente. Depois feche a porta do forno e deixe as amêndoas por mais 12 minutos. Retire do forno e deixe esfriar por 5 minutos.

2) Descasque as amêndoas com as mãos, girando-as delicadamente e removendo a casca, ou usando uma peneira e amassando-as levemente com as maios. Colocar em uma tigela fechada e soprar com um secador de cabelos também funciona.

3) Faça a moagem das amêndoas em um mellanger ou caseiramente. Para isso, use um liquidificador ou processador de alimentos para deixar as amêndoas em pó o mais fino possível, e na sequência use um pilão para seguir moendo as amêndoas enquanto mistura os demais ingredientes.

4) Tempere o chocolate, em pedra ou numa temperadora, coloque nas formas e leve para a geladeira ou freezer para cristalizar.

Deixe um comentário

INFORMATIVO: retomaremos os cursos presenciais na segunda quinzena de novembro. Whatsapp (11) 97953-7862 - Segunda à sexta das 8h às 17h. Dispensar